Rock in rio

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tigre engana policias

http://djessy-world-of-fantasy.blogspot.com/ 
Tigre de pelúcia preso em telhado de hotel engana bombeiros no Texas

Um tigre feito de pelúcia em tamanho real enganou os bombeiros de Houston, no Texas. Milhares de ligações avisavam que um tigre havia escapado e estava preso no telhado de um hotel abandonado. A situação parecia grave e seis oficiais e um caminhão foram mobilizados para salvar o animal.

Quando chegaram mais perto do animal, os bombeiros constataram que não passava de um inofensivo bicho de pelúcia. Depois do susto, os oficiais apenas empurraram o brinquedo que caiu no chão quicando.
Confira um vídeo que mostra os bombeiros cautelosamente se aproximando da "fera": kkk

Skillet - Comatose Comes Alive (Completo e Legendado)

Legião Urbana - Acústico MTV (Completo com Legenda)



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Velas

BRANCA
Símbolo da paz e da pureza, a cor branca resulta da mistura de todas as cores. A vela dessa cor enaltece a espiritualidade, sendo indicada para quem pratica meditação ou se dedica às artes divinatórias. Tem ligação com a energia lunar, que por sua vez estimula a intuição e a feminilidade. Também favorece a cura e a purificação dos ambientes ou do espírito. Ajuda a enxergar com maior clareza as verdades ocultas e abre as portas da percepção. Pode ser usada como um "coringa", ou seja: se você não tiver velas de outras cores, poderá programar a vela branca para qualquer tipo de magia ou pedido. O branco é a cor da pureza, da virgindade, da castidade. Velas brancas são usadas em rituais que tem como objetivo obter a paz e a harmonia, entre pessoas ou par ambientes. A vela branca pode ser usada na maioria dos rituais porque o branco pode ser aceito em todas as operações, salvo nos casos em que o ritual especifique a cor. Mas esse uso da cor branca em rituais, que tenham outros objetivos que não sejam os de harmonia e paz, só podem ser feitos em caráter excepcional. A cor certa deve ser providenciada na primeira oportunidade. Cada tipo de ritual requer uma cor específica.
PRETA
Favorece a interiorização, a expansão do inconsciente e a introspecção, que muitas vezes se faz necessária para quem se dedica à prática devocional ou aos estudos elevados. Também é muito usada em rituais de reversão, ou seja, para "desmanchar" algum mal que eventualmente tenha sido feito. Nessas ocasiões, ela simboliza as forças negativas que precisam ser banidas ou anuladas.
DOURADA
Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para encorajar, remover a negatividade, promover estabilidade.
AMARELA
É a cor da comunicação, do intelecto, do aprendizado, da criatividade. Proporciona maior poder de concentração, sendo muito benéfica para quem tende a se dispersar durante os estudos ou na realização de rituais. A vela amarela também é indicada para as magias de atração, seja no campo amoroso ou das amizades. Favorece o charme e o poder de convencimento (persuasão). Associada à energia solar, a vela amarela traz inspiração. Poderá ser utilizada em rituais que visam o desenvolvimento dos poderes psíquicos, mas também em trabalhos de cura. Aliás, é muito usada nos trabalhos de ajuda. Cura física e espiritual.
ALARANJADA
Está relacionada à vitalidade, ao bem-estar físico, ao entusiasmo, à liderança, à busca do sucesso. Estimula a energia, favorece as metas profissionais, a justiça e o sucesso. Estimula a criatividade em geral.
VERMELHA
Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual; atrai a energia dos signos de Áries e Escorpião. Para ultrapassar o medo e a preguiça. Vingança. Ajuda a atingir metas. O vermelho é usado nos rituais relacionados a sexo, paixões, trabalho, vitória em assuntos complexos. Sendo a cor de Marte e também a cor do sangue, o vermelho se relaciona às questões de ordem física, assuntos terrenos, sendo uma cor muito usada quando se pretende obter resultados rápidos.
AZUL ESCURO
É indicada para atrair harmonia, para expandir a mente, para encontrar a paz interior. Também favorece a saúde, a criatividade, a paciência, a sabedoria, a fidelidade, a compreensão, a sabedoria, os bons sentimentos e a busca da verdade. Beneficia os novos conhecimentos (intelectuais e espirituais) e a realização de feitos como a projeção astral e a abertura dos canais intuitivos. Usada antes de dormir, ajuda a ter um sono tranqüilo, mas também pode induzir a sonhos proféticos. É a vela certa para magias que visem garantir harmonia doméstica e estabilidade no emprego.
AZUL CLARO
Seus atributos são a espiritualidade, a harmonia, a inspiração, o sentimento devocional, a alegria e a jovialidade. Tem tudo a ver com as práticas religiosas ou ligadas à arte de meditar. É muito útil para casos em que se faça necessário restabelecer a paz doméstica. Traz tranqüilidade para casa. Usa-se nos rituais magickos que visem a harmonização, introspecção e contato com os planos sutís. É uma vela específica para atividades devocionais.
VERDE ESCURO
Feitiços que envolvam fertilidade, sucesso, sorte cura, propriedades, dinheiro e ambição. Abundancia.Saúde e rejuvenescimento.
VERDE CLARO
Muito importante em rituais que envolvam Venus Fuciona como reforço. Atrai amor, fertilidade e relações sociais bem interessantes.
MAGENTA
Para um rápido desenlace.Rituais que requeiram ações imediatas. O magenta é uma combinação de vermelho e violeta e por isso oscila em altíssima freqüencia.
VIOLETA 
Antes de mais nada, lembre-se de que o violeta é uma cor esterilizante: limpa e purifica. Favorece a cura física e espiritual, manifestações psíquicas e feitiços que envolvam poder, intuição, contatos com o Astral, ataque e defesa. 
PRATEADA
Rituais para atrair dinheiro e boa sorte.Força feminina e energia lunar.Encoraja, estabiliza e remove energias negativas.
MARROM
Cor interessantíssima... Pode ser usada em feitiços e rituais que envolvam equilíbrio, sucesso financeiro, proteção familiar e de animais domésticos, além de força material. Favorece os estudos, o poder de concentração e a telepatia. Ajuda a fortalecer a vontade e eliminar a indecisão.
MISTAS
Velas com duas ou mais cores combinadas. Isso já requer maior experiência no assunto.Contudo, o mesmo efeito pode ser conseguido acendendo-se duas (ou mais ) velas ao mesmo tempo. Mas se você torce pela vitória do seu time de futebol predileto, pode perfeitamente usar suas cores. Por exemplo, se torce pelo Flamengo, vermelho e preto; pelo Palmeiras, verde; e assim por diante... Mas, ATENÇÃO: cuidado para não atear fogo em você mesmo ou na casa.FOGO QUEIMA E PROVOCA ACIDENTES GRAVES e depois não há bruxaria que resolva. Só os bombeiros e... médicos. Aliás, dependendo da gravidade do estrago, nem eles... Fique atento.

Magia

Magus


A Magia é uma Arte antiga, na verdade tão velha quanto o Homem e (de um jeito ou de outro) vem sendo praticada até hoje...
Costuma ser definida de mil maneiras diferentes, entretanto, há um consenso, entre os estudiosos do oculto, quanto à sua "essência", pois, em geral, estes a explicam como sendo uma "força" que combinaria a "energia psíquica" com a vontade do mago para provocar as "modificações" desejadas por este.
Trocando em miúdos, o magista conseguiria levantar uma ponta do véu que ainda encobre certos segredos da Natureza e, teoricamente, poderia usá-los em seu próprio favor. Ou do próximo...
Éliphas Lévi, um velho magista do século IX, afirmava que qualquer magia é sempre absolutamente natural e, nem poderia ser de outra forma, porque a MAGIA é regida pelas mesmas leis que regem a Natureza e o próprio Homem como um todo.
Neste caso, em si mesma não teria "cor" alguma, pelo simples fato de ser tão neutra como qualquer outra força existente na Natureza.
Portanto, se você ouviu falar em "magia branca" e "magia negra", trate de esquecer. Magia é magia e ponto final. Sua "cor" sempre será unicamente determinada pela vontade do operador, suas intenções e sensações.
Por isso, os pequenos altares domésticos dos praticantes da Arte, basicamente procuram representar a síntese destas forças naturais e a integração do operador com elas.
Incensos e perfumes são usados, pois, além de representarem o elemento "Ar", despertam no mago sensações que seriam facilitadoras desta integração.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Biografia
Eu nasci no dia 21 de Junho de 1971, em Katrineholm, Suécia. Eu tenho uma irmã e um irmão e ambos são um pouco mais velhos que eu, o que me tornou a eterna "pequenina". Quando eu tinha um ano e meio de idade meus pais se divorciaram e minha mãe se mudou conosco para uma pequena vila ao Sul da Suécia. Os familiares do lado de minha mãe sempre estiveram envolvidos com música, o que me fez crescer numa família musical, onde todos tocavam algum instrumento ou cantavam. Assim, eu comecei a cantar quando ainda era bem nova. Eu também toquei oboé por oito anos.
Depois de completar meus treze anos, comecei a competir em vários shows de talento e também fazia algumas participações na banda de minha mãe. Eu entrei em minha primeira banda de verdade quando tinha desessete anos. Era uma banda de covers chamada "Take Cover" e todos os outros integrantes eram mais velhos que eu. Depois de tocar covers, entrei numa banda chamada Alyson Avenue, primeiro apenas como cantora de estúdio, mas depois acabei ficando a frente do grupo. Nós tocamos juntos por muitos e muitos anos e lançamos dois álbuns.
Aos 21 anos eu fiz o papel principal na rock opera/musical chamada "Gränsland", em Helsingborg. Depois disso, entrei na Balettakademien, em Gotemburgo. Em adição às já mencionadas, estive em várias outras bandas ao longo dos anos, cantei em corais, fiz trabalhos de estúdio para vários projetos e vez ou outra cantei até em casamentos.
Quando comecei cheguei a fazer aulas no Conservatório Musical de Copenhagen, em Helsingör, Dinamarca, com professor particular, mas hoje em dia eu uso as técnicas e exercícios de Katrin Sadolins.
Eu moro em Helsingborg com meu companheiro e dois filhos. No meu tempo livre, adoro correr pela natureza. Também tenho meu blog, onde escrevo todos os dias. Outras coisas que adoro são roupas, aprender coisas novas e dar longas caminhadas.

Nightwish-shows

nightwish JMR

Nighwish lowland live

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Biografia-charliebrown jnr

Um resumo da história da banda Charlie Brown Jr

Charlie Brown Jr. é uma banda de rock do Brasil formada em Santos no ano de 1992. Segue a linha hardcore com influências do punk rock californiano, e mistura vários ritmos como o reggae, o hip-hop, criando um estilo próprio. Todos os membros da banda são naturais da cidade de Santos, exceto o vocalista Chorão, que nasceu em São Paulo.
Em 1987, um adolescente paulistano de 17 anos de idade chamado Alexandre Magno se mudou para Santos, litoral de São Paulo, depois de ter morado em diversos pontos da capital paulista, entre eles a Zona Norte, após uma infância difícil e traumática. É mais conhecido pelo apelido de Chorão, o apelido veio da galera do skate, no Ibirapuera em São Paulo, IbiraBoys. Um dia, em um bar em Santos, substituiu por acaso o vocalista de uma banda denominada Matrix, quando o mesmo precisou se ausentar devido a necessidades “fisiológicas”. Ele mandou um som do Suicidal Tendencies, uma de suas bandas preferidas na época. Uma pessoa da plateia, ao vê-lo cantar, convidou-o para ser vocalista em sua banda. Quando o baixista da referida banda saiu, Chorão veio a conhecer Champignon, o novo baixista, uma criança de apenas 12 anos na época, formaram então a banda What’s Up. Tempos depois, Chorão e Champignon decidiram convidar Renato Pelado. Mais tarde, Marcão e Thiago completaram a primeira formação da banda Charlie Brown Jr.
A nova banda, ainda sem nome, continuou a se apresentar na cidade. Tempos depois … “Fundei e batizei a banda com esse nome em 92. Foi uma coisa inusitada. Trombei (Literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o “Jr” é pelo fato de sermos filhos do rock”, se explica Chorão pelo fato de a banda se considerar “filha” de uma geração de músicos e bandas como Raimundos, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Nação Zumbi, e Planet Hemp. A sonoridade do grupo tinha influências de Dead Kennedys, The Faction, Code Of Honor, 7 Seconds, Madnees, Specials, Beastie Boys, Nirvana, Blink 182, Suicidal Tendencies, Red Hot Chili Peppers, Sublime, Bad Brains, 311 e Pennywise misturando hardcore, skate e reggae. O vocalista da banda, Chorão, é skatista, e já chegou a figurar nas melhores posições do ranking de diversos campeonatos brasileiros, e costuma apresentar-se nos shows em cima de um skate. Por volta de 1993, já com esta formação da banda, eles começaram a tocar no circuito underground de Santos e São Paulo e a fazer shows em vários eventos de skate.
Eles gravaram a primeira demo que não deu certo… Aí eles gravaram a segunda demo, que também não deu certo. Aí foram para a terceira demo, conclusão, gastaram dinheiro pra caralho, Chorão chegou a vender TV, Video-Laser (Que o pai dele trabalhou muito pra ter), Vídeo-Cassete e vendeu também uma coleção de praticamente 1.000 cds de música.
Na época Chorão também conseguia algum dinheiro gravando jingles para propagandas de marcas famosas, Lee é uma delas.
Essa terceira demo foi entregue a Rick Bonadio apresentado ao Chorão por Tadeu Patolla, Rick era presidente da Virgin Records e na época produtor dos Mamonas Assassinas, que se interessou pelo grupo e os contratou. Vale lembrar também que no ínicio a banda fazia sons em inglês, mas resolveram adotar o português devido aos conselhos dos caras do Planet Hemp, de Tadeu Patolla e do proprío Rick Bonadio, tendo em vista também que Chorão até então nunca tinha feito um curso específico da lingua. De uma demo de três faixas surge o primeiro disco do Charlie Brown Jr, produzido por Tadeu Patolla e Rick Bonadio com o selo da Virgin (Divisão da gravadora EMI na qual assinaram um contrato válido por 3 cds). Nasce então o álbum “Transpiração Contínua Prolongada, que tem esse nome por realmente retratar tudo que a galera passou para chegar onde chegaram. O álbum foi produzido por Tadeu Patola (Ex-Lagoa 66).
“Muito neguinho não sabe, mas a minha gravadora (Virgin) tesoura skate na parada, tá entendendo? O Skate é imposição minha, porque agora não só os caras da minha gravadora, como de outras estão afim de bandas de skate, tá entendendo?”.
Palavras de Chorão para a Revista Tribo Skate.
Apesar da imposição da gravadora contra o skate de Chorão, o primeiro álbum da banda chega, em 1997, desde 1992 correndo atrás de um espaço, até a realização de um disco. Estoura nas paradas o primeiro sucesso: “O coro vai comê!”, um som que dita a chegada da banda no mundo fonográfico.
Depois o segundo clipe, “Proibida pra mim (Grazon)”, uma música que Chorão fez em homenagem a sua namorada, Graziela.
Após isso vêem as rádios vários sucessos como: “Tudo que ela gosta de escutar”, “Gimme o anel”, “Sheik” e “Quinta-feira”; vendendo cerca de 500 mil cópias na época.
Chorão teve que fazer de tudo para ganhar dinheiro. “O coro vai comê! já estava estourando aqui em São Paulo e eu passando fome em Santos, tá ligado?”, diz Chorão. Ele passou fome mesmo. Esperava a namorada chegar do trabalho e com o ticket refeição dela, de 5 reais, comprava duas esfihas, um refrigerante e uma garrafa de água.
Uma curiosidade, Champignon era ainda menor de idade na época, e, conseqüentemente, toda vez que a banda ia se apresentar em alguma casa noturna, era necessária uma autorização judicial para que pudesse acompanhar seus companheiros, ele não tinha instrumento, tocava com baixo emprestado. Eles perdiam shows porque não tinham instrumentos.
Em 1998, com o estrondoso sucesso, o Charlie Brown Jr vai ao VMB da MTV Brasil e faz sua parte, consegue o prêmio de clipe revelação com “Proibida pra mim (Grazon)”, vídeo com direito a participação da assistente de palco do Gugu na época, Alessandra Scatena. Chorão & cia, estavam realizados, seus sonhos tinham se concretizado. Tocar, tocar e tocar … “Skate na Veia dos Irmãos!” Foi o grito de Chorão quando subiu ao palco do VMB para receber o prêmio, frase que deu um início a um novo rumo do mercado do skate e da música.
Em 1999, após a estréia promissora, tem a prova do vestibular chamado mercado da música, para a consolidação da banda a nível nacional, entram em estúdio e gravam nada mais, nada menos que 25 faixas (A preço de 12, risos!). Com participações de Rodolfo (Na época vocalista da banda Raimundos, o que poderia naquele tempo ser considerado como o melhor grupo de rock nacional), Pmc, DJ Deco Murphy, Tadeu Patolla, Radjja, Ch, Homens Crânio e D- Crime. O nome do disco dizia tudo “Preço . Curto .. Prazo . Longo”, o primeiro hit a estourar foi “Zóio d’ lula”, essa música ‘apresentou’ o Charlie Brown Jr literalmente pro Brasil inteiro, o sucesso fez com que a banda fizesse uma grande turnê nas principais capitais do país, depois dela vieram outros sucessos como “Confisco”,”Te levar”, “A grande volta” e “Não deixe o mar te engolir”, que sedimentaram o sucesso da banda e garantiram sua presença nas rádios. Nesse período Charlie Brown Jr deixou de ser uma banda ‘Revelação’ e passou a ser uma das grandes bandas do rock nacional. De presente pros fãs a banda estréia o vídeo-clipe da música “Confisco”, com muitas imagens da turnê do primeiro e segundo disco.
Por algum longo tempo (De 1999 a 2006) o hit “Te levar” foi tema da série Malhação da Rede Globo, e assim a banda alcançou bem mais que um público seleto, abrangendo seu trabalho as mais diferentes classes sociais. Com sua propagação na mídia a banda ganhou vários prêmios e chegou assim, por várias vezes, ao topo de grandes rádios espalhadas pelo país.
“Nadando com os Tubarões”, ano 2000, esse sem dúvida é um disco bastante esperado. Antes de ocorrerem algumas idéias do que realmente seria esse álbum, Chorão, teve a infelicidade de perder um ente querido devido ao câncer, seu Pai …
“Passei por várias dificuldades neste ano, desde financeiras … (Chorão pára um pouco, como se tentasse conter algumas lágrimas), eu perdi meu pai … (Pára novamente), e você tem que tentar lidar com isso numa boa, até você aceitar rola uma mudança, uma metamorfose”. Chorão em entrevista.
A banda, compreendendo a falta que seu pai fazia, decide parar e dar um tempo, até Chorão realmente acostumar-se com a idéia de ter perdido alguém muito especial. O que levou ele a pensar em parar com a banda, o que você talvez pode encontrar nas letras de: “Ouviu-se falar” e “Talvez a metade do caminho”.
Passaram-se 6 meses até Chorão se olhar no espelho, ver sua barba crescida, sua barriga, por engordar 20 quilos, ficar em casa e não fazer nada, sem motivação… Então ele viu que não era bem isso que ele queria. Durante o mesmo tempo os outros integrantes, Champignon, Thiago, Marcão e Pelado continuaram estudando e praticando sua música.
Na verdade a banda estava pronta de novo, iria começar um novo capítulo. Alugaram uma casa no Guarujá, só tocando e ensaiando. O disco 3 estava prestes a sair, as músicas realmente prontas e ensaiadas, pouco antes de entrar no estúdio boatos da época diziam que o grupo passou por uma forte crise interna …
Depois da entrada em estúdio, um mês, isso mesmo apenas um mês foi suficiente para a conclusão do disco, entre gravação, mixagem e masterização. Nesse período a banda tem uma grata surpresa, um grande nome da Mpb grava um grande sucesso do Charlie Brown Jr. É Zeca Baleiro quem grava “Proibida pra mim (Grazon)” em um tom mais melódico, sendo mais uma prova do reconhecimento dos caras de Santos.
Voltando ao disco, 17 faixas surgem no novo trabalho, com bastante hip-hop, influências de Chorão e Champignon mas, também algumas baladas e várias outros estilos que a banda consegue empregar. Algumas participações como, o pessoal do RZO mais uma vez em “A Banca”, e também do Controllamente em “Somos extremes no esporte e na música”. O pai de um deles é músico e teve uma participação com trompete em “Ralé” e D- Crime e Radjja de Santos em “A União Prevalece”.
Devido as influências do hip-hop veio então a idéia de colocar um DJ na banda, o que realmente faltava nos shows. Devido as músicas do disco 2, “Preço . Curto .. Prazo . Longo”, e agora uma pitada a mais no novo cd, entra então Anderson Faria “Franja”, que fazia parte da turma RZO. Só que havia um desafio para o novo DJ, as faixas estavam todas prontas, ele ia empregar só os “scrats”. E conseguiu fazer o seu papel.
Destaques desse cd nas rádios foram as faixas “Rubão – O Dono Do Mundo” e “Não é Sério”. Nesse período a banda decidiu não participar do “Rock in Rio – Por Um Mundo Melhor” por discordar do tratamento dispensado às bandas nacionais. No evento todo e qualquer tipo de regalia foi dado as bandas internacionais.
No ano de 2001, o grupo foi consagrado no VMB, levando o prêmio “Escolha da Audiência” pelo clipe de “Rubão”.
Conquistando esse prêmio o Charlie Brown Jr foi ao Video Music Awards, nos EUA, como destaque brasileiro, assistir a premiação gringa. Antes, entretanto, o guitarrista Thiago saiu do grupo alegando que seu recente casamento necessitava de uma atenção especial e estava cansado da vida de estrada.
Ele não é substituido por ninguém, Marcão fica sendo o responsável pelo som e peso da guitarra do Charlie Brown Jr.
Outra banda do rock nacional havia perdido um integrante, Rodolfo havia saido dos Raimundos por questões pessoais, nesse momento muitos apostavam que o Charlie Brown Jr seria a maior e melhor banda de rock do Brasil.
Como um quarteto, o Charlie Brown Jr. assinou com a EMI para lançar “100% Charlie Brown Jr. – Abalando a sua fábrica”, com músicas totalmente inéditas. As faixas de maior destaque foram “Hoje eu acordei feliz”, “Lugar ao sol” e “Como tudo deve ser”.
A “nova fase” do Charlie Brown Jr mostra uma preocupação ainda maior com os problemas sociais do Brasil, além de uma necessidade de conscientizar o jovem da sua importância.
Durante uma turnê gringa em 2002, o Charlie Brown Jr passou por Portugal, a reação e a sintonia dos lusitanos foi tão grande que a banda acabou lançando um cd exclusivo em forma de coletânia em Portugal. Desta turnê o Charlie Brown Jr trouxe o termo “Bocas Ordinárias”, os portugueses “batizaram” a banda com esse nome devido a atitude e intensidade das músicas e dos shows, no mesmo período a banda lançou seu primeiro dvd denominado “Charlie Brown Jr – Ao Vivo”, gravado em dois dias no Directv Music Hall, em São Paulo. A banda apresentou todos os seus sucessos, contando também com músicas do recém lançado “100% Charlie Brown Jr. – Abalando a sua fábrica”.
Ao final deste ano, a banda mostrou que o título empregado pelos portugueses anteriormente pegou, se tornou o nome do 5° álbum do Charlie Brown Jr. Trazendo 12 faixas, “Bocas Ordinárias” manteve o Charlie Brown Jr no topo, o primeiro single foi “Papo reto – Prazer é sexo, o resto é negócio”, logo depois “Só por uma noite” fez a banda se manter no topo das principais rádios do país.
Esse disco traz uma versão de “Baader-Meinhof Blues”, do Legião Urbana primeiro cover gravado pela banda e também a primeira música do Charlie Brown Jr totalmente em inglês, “My Mini Ramp”.
Em 2003, chegou a vez do Charlie Brown Jr. gravar seu acústico para a MTV, entitulado “Acústico MTV Charlie Brown Jr”. Entre os convidados, o grupo chamou Marcelo Nova e Marcelo D2, que participaram de versões de “Hoje” (Camisa De Vênus) e de “Samba Makossa” (Chico Science & Nação Zumbi), respectivamente. Entre as regravações, a banda santista optou pelos sucessos “Proibida pra mim”, “Zóio d’ Lula”, “Tudo o que ela gosta de escutar” entre outras, mas o primeiro hit foi “Vícios e Virtudes” música inédita e logo depois “Não uso sapato” que estourou em todo o Brasil. Esse acústico deu origem ao segundo dvd da banda denominado “Acústico MTV Charlie Brown Jr”.
Na mesma turnê acústica, o Charlie Brown Jr roda todo o Brasil, além de passar pela Europa, Japão, EUA e representar o Brasil no Rock in Rio Lisboa em Portugal, tocando na mesma noite que Evanescence e Foo Fighters.
Voltando ao Brasil, a cidade de São Paulo pára e o Brasil observa um grande evento. O denominado Chimera Music Festival traz ao estádio do Morumbi a banda Linkin Park, e para a “abertura” o Charlie Brown Jr foi o escolhido, representando nosso país.
O disco foi marcado pelo grande sucesso de vendas e mídia e, curiosamente, foi gravado enquanto a banda estava no auge da carreira, contrariando a tradição de retomar ao auge carreiras de outros artistas.
Após de mais de 2 milhões de álbuns vendidos o Charlie Brown Jr. lança em 2004 o sétimo disco da carreira, “Tamo aí na atividade”, sexto disco em estúdio da banda. E o terceiro dvd da banda denominado “Charlie Brown Jr – Na Estrada 2003/2004″. Os destaques deste disco foram: “Champagnhe e Água-benta” e “Tamo aí na atividade”, vale lembrar também a música “So far way” segunda música totalmente em inglês do Charlie Brown Jr.
Enquanto os singles desse cd rolavam no rádio, muitos boatos rolavam nos bastidores e na imprensa…
A banda estranhamente não teve data marcada pro lançamento do disco em São Paulo algo nunca visto antes, esse show só ocorreu após 3 ou 4 meses depois do lançamento do cd.
O clipe da música “Champagnhe e Água benta” foi gravado apenas por Chorão e no encarte não tem nenhuma foto dos integrantes juntos. O “Tamo aí na atividade” parecia uma despedida!
“Quem é de Fé continua com a gente” era a frase que se ouvia em uma das músicas, “Vivendo nesse absurdo” parece descrever o momento que a banda passava, músicas como “Eu vim de Santos, sou Charlie Brown”, “Di-sk8 eu vou”, “Todos iguais”, “O errado que deu certo”, “Malokero sk8 board” e “O lixo e o luxo” parecem um desabafo de Chorão. Desabafo de alguém que lutou a vida inteira em virtude de um sonho, e esse parecia estar chegando ao fim.
Após alguns shows da turnê desse disco num show no Planeta Atlântida em 2005, Chorão aparentemente emocionado diz: “Tá acabando, eu quero ter mais tempo pra ficar com você, cuidar melhor de você!”.  E em Fevereiro do mesmo ano no Rio de Janeiro, logo após tirar uma foto com o público de fundo na qual ele disse que iria fazer um quadro, ele solta: “Hoje eu estou aqui, mas amanhã isso tudo pode acabar!”
Tudo isso reforçava os boatos…
A banda fez um show em São Paulo no dia 26/02/2005 onde afirmavam que a banda não acabaria, mas logo após, estranhamente o Charlie Brown Jr entrou em férias. Havia mais um único show pendente na agenda da banda seria em São Paulo no dia 15/04/2005.
Em meados do mês de Abril, Chorão participou sozinho do programa da MTV Gordo a Go Go, no qual afirmou muito que o Charlie Brown Jr era a sua vida e que ele só deixaria de existir quando ele anunciasse. Disse também que nessas férias que a banda teve, cada um estava cuidando de seus projetos paralelos, Champignon já pretendia lançar um disco solo, Pelado se dedicava a casa noturna Karuna, Marcão continuava estudando guitarra e Chorão estaria com uma banda paralela ao CBJR, banda essa formada com o até então ex-integrante do Charlie Brown Jr, Thiago Castanho. E essa banda faria a trilha sonora do futuro filme “O Magnata”.
O que marcou foram a citações de Chorão no ínicio e no fim do programa: “Skaaaate Vibraaation!”
Em off o que se falava era que essa banda paralela ao CBJR chamava-se Skate Vibration.
Já no dia 13/04/2005 em nota no site oficial da banda, Marcão, Champignon e Pelado anunciam sua saída do CBJR por divergências profissionais, por vontade propria e dizem ainda que cada um seguiria seu lado, produzindo e investindo em seus trabalhos pessoais.
Com isso foi deixando “vago” os lugares que ocupavam no CBJR. A triste separação abala os fãs por todo o Brasil.
No dia seguinte, Chorão publica uma nota dizendo que iria continuar fazendo o que mais ama na vida, cantar!
E pedia o apoio dos fãs aos novos integrantes da banda: Thiago Castanho na guitarra, que havia participado da primeira formação do CBJR (Gravando 3 discos), do Aliados 13 e do Ira!, Heitor Gomes no baixo, que já havia passado pela banda Conexão Baixada, é filho de Chico Gomes, grande baixista do Brasil e Pinguim na bateria.
A nova formação do Charlie Brown Jr já tinha data de estréia: 15/04/2005 no Directv Music Hall em São Paulo. Depois desse show muitos outros vieram e aceitação da maioria dos fãs também.
No fim de 2005, é lançado o álbum “Imunidade Musical” com destaque para o primeiro single “Lutar Pelo que é Meu” que rapidamente assumiu o tema da novela ‘Malhação’ da Rede Globo, além de “Cada Cabeça Falante Tem Sua Tromba de Elefante”, com a participação de Rappin Hood e Parteum, outro destaque é “Ela vai voltar (Todos os defeitos de uma mulher perfeita)” e “Senhor do tempo” que em pouco tempo dominam as primeiras posições das rádios fm do Brasil. Vale lembrar também “Pra não dizer que não falei das flores” regravação de Geraldo Vandré, “Green Goes” com participação do Sacramentos Mc’s, terceira música totalmente em inglês gravada pelo CBJR e “Na palma da mão (O Ragga da baixada)” com participação do grupo Conexão Baixada. Ainda em 2005, Charlie Brown Jr lança o quarto dvd da banda “Skate Vibration”. O trabalho passeia do rock pesado à melodia, do rap e reggae ao blues.
O cd “Imunidade Musical”, cujos detalhes de gravação e a vibe elevada dos integrantes da banda podem ser vistos no dvd “Skate Vibration”, começou a surgir no estúdio Digital Grooves, do guitarrista Thiago Castanho, em Santos. No dvd, além de uma apresentação ao vivo, estão os clipes que misturam imagens da banda Charlie Brown Jr nos shows realizados em 2005, nas viagens e durante as gravações de seu oitavo cd. “Imunidade Musical”, no qual a sonoridade do Charlie Brown Jr foi restabelecida através de surpreendentes 23 músicas, se tornou um cd emblemático na trajetória da banda, que toca para um público de milhares de pessoas a cada show, lotando os espaços por onde passa.
O Charlie Brown Jr passa o ano de 2006 rodando e mostrando seu show por todo o Brasil e também numa turnê gringa com muita música e skate. “O Magnata”, filme que tem roteiro de Chorão, tem suas gravações iniciadas no mesmo ano.
O ano de 2007 se inicia com a expectativa e ansiedade em torno do nono albúm da banda de Santos, problemas com estúdio e gravadora foram apontados como motivos pelo ‘atraso’ do disco, tendo em vista que a banda tinha o ‘costume’ de lançar um novo disco a cada ano. O fato de ser um disco recheado de experiências novas e participações especiais para a trilha sonora do filme “O Magnata”, também cooperou para que o disco demorasse a sair. Algumas músicas acabaram ‘vazando’ na internet antes mesmo de seu lançamento e em 09/04/2007, dia do aniversário de Chorão é lançado o primeiro single do disco no rádio, a música “Não viva em vão”, algumas outras músicas inéditas foram disponibilizadas no site oficial da banda.
E no mês de junho a banda fez em São Paulo o show do lançamento do disco (Antes mesmo dele sair no mercado, tamanha era a ansiedade dos fãs!). Meses depois em outubro, o disco intitulado “Ritmo, Ritual e Responsa” trilha sonora do filme “O Magnata”, foi lançado no mercado, contando com 23 músicas que deixam registradas mais uma vez a marca do Charlie Brown Jr, letras com forte apelo urbano e que vão de encontro aos anseios da juventude, riffs poderosos, bateria e baixo marcantes. O disco foi produzido pelo próprio Chorão juntamente com Thiago Castanho. Destaques para “Pontes Indestrutiveis” segundo single do cd que estourou em todas as rádios do Brasil e que tem como auxiliar na composição da música Edu Ribeiro, “Be my self” que foi tema da novela Duas Caras da Rede Globo (Ao mesmo tempo que “Lutar pelo que é meu” deixa de ser tema da novela Malhação da mesma emissora) e “Senhor do tempo” numa versão ao vivo gravada em São Paulo.
Destaque também para o  single, “Uma Criança com Seu Olhar”, que fez muito sucesso entre os fãs.
O disco contá com diversas participações especiais, tais como: Forfun, Sacramentos Mc’s, Mv Bill, Paranormal Attack, João Gordo e Markon do Lobotomia.
Em 15/11/2007 é lançado nos cinemas o filme “O Magnata” e logo despontou entre os 10 filmes mais vistos do Brasil.
No mesmo periodo veio o quinto dvd da banda “Ritmo, Ritual e Responsa ao Vivo”. O projeto foi gravado em um show realizado no Expresso Brasil, zona leste de São Paulo, durante a divulgação do álbum homônimo. Conta com participações do Rapper MV Bill e da Banda de Pop/Rock ForFun.
No dia 23 de abril de 2008, foi divulgado no site oficial que o baterista Pinguim, não fazia mais parte da banda. O motivo seria o fim do contrato que já estava se aproximando, sem que houvesse interesse de ambas as partes em renová-lo. Para o lugar de Pinguim, entrou Bruno Graveto, também de Santos que antes de entrar no Charlie Brown Jr. tocava em outras bandas, Pipeline e O Surto. Tocou também com o Baixista do Charlie Brown, Heitor Gomes em uma banda chamada Fusion.
A banda segue fazendo shows pelo Brasil inteiro com a mesma energia e vibração.
Depois de algum tempo a banda resolveu dar uma pausa, ”A banda é a minha vida e trouxe tudo o que eu e a minha família temos, mas eu estava trabalhando direto havia 12 anos. Perdi meu pai e dei uma pausa. Em 2008, resolvi ficar mais com a minha família, rever meus amigos e vivenciar coisas do dia a dia”, diz Chorão.
E foi desse período que Chorão tirou inspiração para compor.
Depois de sete anos na EMI, a banda muda para a gravadora Sony Music. Com a produção de Rick Bonadio, que produziu bandas dos anos 1980, como Ira! e Titãs, artistas da mesma geração do Charlie Brown, como o Tihuana e CPM 22, e bandas da nova geração, como NX Zero e Fresno, a banda lança o álbum “Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva)”.
O nome do disco veio de um encontro entre Chorão e Falcão (vocalista do grupo O Rappa). “Foi um papo que tivemos no avião. Vi uma foto no jornal de um jogador de futebol correndo atrás da bola na chuva, na raça. Achei que servia como uma metáfora para o modo como a gente encara a vida, além da relação com o número dez, por estarmos no décimo disco”, explica Chorão.
É o primeiro com o baterista Bruno Graveto.
Logo de cara o primeiro hit, “Me encontra”.
O disco possui ainda a canção “O Dom, a Inteligência e a Voz” feita a pedido da cantora Cassia Eller, que Chorão fez para entrar no disco que a cantora iria fazer em 2002. Mas, 15 dias após a criação da música, Cássia faleceu. A canção “Me Encontra”, foi lançada como primeiro single do álbum no final de julho de 2009.
O segundo e atual single é “Só os loucos sabem” que brilha nas principais rádios do Brasil.
Em 2011 em um show no Viradão Carioca no Rio de Janeiro, Chorão diz que tem uma surpresa para o público, e que a banda não era mais formada por quatro integrantes, e sim, cinco. Logo após, ele chama Marcão para o palco, selando oficialmente sua volta ao grupo. Champignon volta ao grupo em julho de 2011, após o fim do contrato de Heitor Gomes, que saiu da banda de forma amigavél, alegando buscar o sucesso independente.
Champignon surpreendeu os fãs com um video postado no YouTube onde fala sobre a sua volta. Após isso o grupo passa a contar quase com sua formação original.
E planeja gravar um disco/dvd ao vivo denominado Música Popular Caiçara, provavelmente em São Paulo ou Curitiba!

Anatomia-Maldita

Anatomia Maldita

Sinfonia (para Gólgota)

Banda Maldita





Biografia

Maldita é uma banda carioca de metal industrial formada em meados de 2001 por erich.

Erich Mariani que produzia filmes de terror caseiros, juntamente com tarso, passou então a manifestar suas mensagens na música. a banda inicialmente chamava-se Malachi, em homenagem ao personagem de stephen king, e tinha influência de bandas como Skinny Puppy, nine Inch Nails, Metallica e sua maior inspiração Faith no More.

Em 2003, enquanto preparavam sua primeira demo, o baixista Magrão entra na banda, e no final daquele mesmo ano, Vidaut e Leo Osborne, que trabalharam na produção da demo, também ingressaram na banda. a partir daí a banda foi re-batizada como maldita.

a banda passa a se apresentar com maior freqüência e consegue um contrato com o selo Nikita, gravando seu primeiro álbum e três videoclipes. Nesse período tarso abandona a banda, entrando o guitarrista Lereu em maio de 2005, com a tarefa de substituir tarso em dois shows super importantes nestes primeiros passos da banda. Um no circo voador abrindo show do Ratos de Porão numa sexta-feira 13 e outro na semana seguinte, este sendo lançamento do seu disco de estréia mortos ao amanhecer.

A banda rapidamente ganhou espaço dentre os adeptos de som pesado e sombrio. Ganhando também notoriedade dentre os grandes nomes além de diversas aparições na MTV Brasil onde lançaram "o homem com rosto cortado" e tiveram o reconhecimento aumentado em grande fatia após o lançamento do clipe de "anatomia", que ainda hoje é seu maior hit. a maldita encerrou o ciclo do mortos ao amanhecer com uma chuva de sangue em uma super produção no clipe de "estrela de fogo".

Em 2007 a maldita rompe com o selo Nikita e segue trilhando seu caminho sozinha como banda independente, e foi quando, as vésperas da gravação de seu mais novo filho, o disco "paraíso perdido", o guitarrista luis deixa a banda. Lereu, então, fica incumbido de fazer o papel sozinho, mas a banda não sentiu a saída de Luis. Ganhando ainda mais corpo e conjunto. Assim, seguiram-se as gravações do "paraíso perdido" produzido por Pedro Burckauser, na época, seu operador de som. E assim seguiu a banda até seu lançamento em julho de 2007. Trazendo consigo um respeito enorme dentre os críticos e novas ideologias para uma nova época. E isto é percebido no clipe de estréia "embaixadores da carne de amanhã" com uma forte compilação de imagens de guerra. Em seguida a maldita surpreende a todos com o lançamento de um clipe documentário. Rodado na comunidade da rocinha. O clipe de "bastardos da américa", mostra como é difícil manter uma banda de rock dentro de uma favela, devido a cultura ser voltada para outros estilos musicais e claramente pela falta de poder aquisitivo para a compra de equipamentos.

Este ano foi marcado também pelo convite feito para a maldita abrir os dois shows de Marilyn Manson no brasil. nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Um fato curioso é que no show do Rio de Janeiro, o vocalista Erich subiu no palco portando uma réplica de um fuzil assustando até mesmo a segurança do evento. E em seguida, no show de São Paulo, Erich o fez novamente. Após as apresentações, Erich era capa de vários jornais e foi intimado a apresentar-se com a tal réplica a uma delegacia de polícia no rio de janeiro. Com tudo esclarecido, o vocalista foi liberado sem maiores problemas.

A Maldita seguiu em frente fazendo grandes shows por todo o brasil. e nos maiores festivais independentes, sempre com grande prestígio por suas conquistas como banda independente e adepta de uma música e idéias difíceis de serem digeridas.

No ano de 2009, a banda prepara-se para gravar seu novo disco, Nero. Desta vez quem assina a produção do disco é Stanley Soares, produtor de dois discos da banda brasileira de metal "sepultura" e também seu operador de som. Com esta parceria a Maldita corre agora em busca de sonoridade e de um grande nome dentro de seu gênero para guiá-los até um passo maior. Neste meio tempo, por razões ainda não muito esclarecidas, o tecladista Leo Osborne resolve deixar a banda, as vésperas do início das gravações do novo.

A banda ensaia arduamente suas novas composições e paralelamente a isto prepara-se para sua primeira turnê gringa. Em maio a Maldita parte para Europa onde faz uma bateria de 11 shows na Holanda e 1 na Bélgica. Conquistando novos fãs e admiradores desta vez, fora do brasil. E mantém viva a esperança de retornar com um disco em inglês.

Na volta pra casa, enfim, começam as gravações do Nero, sendo conciliadas com as viagens de seu produtor Stanley e com os próprios shows da Maldita como aconteceu no festival Maquinaria. Talvez este o maior momento da banda ao dividir as atenções com sua banda favorita Faith no More, Jane's Addiction, Deftones, Sepultura e outros. Com isso o disco passou por alguns atrasos, mas nada que influencie na produção do mesmo. Pelo contrário, o disco foi cuidadosamente elaborado e veio com uma cara totalmente nova. Assim como os dois álbuns anteriores. Também muito distintos. 

O Estilol Gotico

O Estilo gotico
  O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social,político e religioso em conjugação com valores estéticos efilosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando ainspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.

O termo

Quando a nova estética se expande além das fronteiras francesas, a sua origem vai ser a base para a sua designação, art français,francigenum opus (trabalho francês) ou opus modernum (trabalho moderno). Mas vai ser só quando o Renascimento toma o lugar da linguagem anterior que os novos valores vão entrar em conflito com os ideais góticos e o termo actual nasce. Na Itália do século XVI , e sob a fascinação pela glória e cânones da antiguidade clássica, o termo gótico vai ser referido pela primeira vez por Giorgio Vasari, considerado o fundador da história da arte. Aos olhos deste autor e dos seus contemporâneos, a arte da Idade Média, especialmente no campo da arquitectura, é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os Godos, povo que semeou a destruição naRoma antiga em 410. Vasari cria assim o termo gótico com fortes conotações pejorativas, designando um estilo somente digno de bárbaros e vândalos, mas que nada tem a ver com os antigos povos germânicos (visigodos e ostrogodos).
Somente alguns séculos mais tarde, durante o romantismo nas primeiras décadas do século XIX, vai ser valorizada a filosofia estética do gótico. A arte volta-se novamente para o passado, mas agora para o período misterioso e desconhecido da Idade Média. Goethe, também fascinado pela imponência das grandes catedrais góticas na Alemanha, vai acabar por ajudar ao impulso desta redescoberta da originalidade do período gótico, exprimindo as emoções que lhe são despertas ao admirar os gigantes edifícios de pedra.
Neste momento nasce o neogótico que define e expande o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos e que reconhece pela primeira vez as diferenças artísticas que separam o estilo românico do gótico.

[editar]Contexto e primeiros passos

Os séculos XI e XII são séculos de mudanças sociais, políticas e económicas que em muito vão fazer despoletar as necessidades de uma expressão artística mais adequada às novas premissas sociais.
comércio está em expansão e a Flandres, como centro das grandes transacções comerciais, leva ao desenvolvimento das comunicações e rotas entre os diversos povos e reduz as distâncias entre si, facilitando não só o comércio de bens físicos, como também a troca de ideaisestéticos entre os países. A economia prospera e nasce um novo mundo cosmopolita que se alimenta do turbilhão das cidades em crescimento e participa de um movimento intelectual em ascensão.
Paralelamente assiste-se ao crescimento do poder político representado pelo monarca e à solidificação do Estado unificado, poderosa entidade que vai aspirar a algo que lhe devolva a dignidade e a glória de outros tempos e que ajude a nação a apoiar a imagem do soberano .
igreja, por seu lado, vai compreender que os fiéis se concentram nas cidades e vai deixar de estar tão ligada à comunidade monástica, virando-se agora para o projecto do que será o local por excelência do culto religioso, a catedral. Ao contrário da construção humilde e empírica do românico, a construção religiosa gótica abre portas a um espaço público de ensinamento da história bíblica, de grandiosidade, símbolo da glória de Deus e da igreja, símbolo do poder económico da burguesia, do estado e de todos os que financiaram a elevação do emblema citadino.

[editar]A Filosofia da Luz e a Abadia de Saint-Denis

O colorido e a exaltação da luz narosácea de Sainte-ChapelleParis.
O nascimento do estilo, mais que o seu desaparecimento, pode ser definido cronologicamente com clareza, nomeadamente no momento da reconstrução da abadia real de Saint-Denis sob orientação do abade Suger entre 1137 e 1144. Esta abadia beneditina situada nas proximidades de Paris, emFrança, vai ser o veículo utilizado à comunicação dos novos valores simbólicos: por um lado a dignificação da monarquia, por outro a glorificação da religião. Este empreendimento tem por objectivo apresentar o maior centro patriótico e espiritual de toda a França, ofuscando todas as outras igrejas de peregrinação, trazendo para si mais crentes e restabelecer a confiança entre a igreja e o seu rebanho.
Para materializar esta ideia várias fontes e influências terrenas vão ter de ser, no entanto, bem contabilizadas e fundidas. A cabeceira (zona este da igreja) vai ser emprestada das já existentes igrejas de peregrinação, com ábsidedeambulatório e capelas radiantes, assim como a utilização doarco quebrado de influência normanda. A técnica construtiva dá também neste momento um avanço significativo contribuindo com a abóbada de nervuras (sobre cruzaria de ogivas) e que vai permitir uma maior dinâmica e flexibilidade de construção. O impulso destas abóbadas vai ser recebido porcontrafortes no exterior do edifício, libertando o espaço interior e dotando-o de uma leveza extraordinária.
Mas mais que uma junção de elementos, o estilo gótico é afirmação de uma nova filosofia. A estrutura apresenta algo novo, uma harmonia e proporção inovadoras resultado de relaçõesmatemáticas, de ordens claras impregnadas de simbolismo. Suger, que é fortemente influenciado pela teologia de Pseudo-Dionísio, o Areopagita, aspira uma representação material da Jerusalém Celeste. A luz é a comunicação do divino, o sobrenatural, é o veículo real para a comunhão com o sagrado, através dela o homem comum pode admirar a glória de Deus e melhor aperceber-se da sua mortalidade e inferioridade. Fisicamente a luz vai ter um papel de importância crucial no interior da catedral, vai-se difundir através dos grandes vitrais numa áurea de misticismo e a sua carga simbólica vai ser reforçada pela acentuação do verticalismo. As paredes, agora libertas da sua função de apoio, expandem em altura e permitem a metamorfose do interior num espaço gracioso e etéreo.
espaço é acessível ao homem comum, atrai-o de uma maneira palpável, que ele é capaz de assimilar e compreender, o templo torna-se o ponto de contacto com o divino, um livro de pedra iconográfico que ilustra e ensina os valores religiosos e que vai, a partir deste momento, continuar o aperfeiçoamento da mesma.

[editar]Expansão, ramificação e uniformização

O núcleo central do estilo resume-se inicialmente à zona da Île-de-France, que abarca a zona de Paris e arredores, mas estende-se eventualmente a todo o território francês e transborda mesmo para lá das fronteiras ramificando-se pela Europa ocidental, principalmente a norte dos Alpes. A expansão do movimento alastra com o tempo para InglaterraAlemanhaItáliaPolónia e até à Península Ibérica, embora aqui com menos impacto.
Seguindo as rotas comerciais o estilo é exportado e vai permanecer por algum tempo como uma estética de carácter estrangeiro e adaptado. Já no decorrer do século XIII impõem-se as influências regionais e o estilo assume, dentro de um mesmo eixo condutor, diversas facetas demarcadas pelas diferentes culturas e tradições europeias. Mas a corrente artística não vai permanecer imutável e, do mesmo modo que se ramifica, vai acabar por se influenciar mutuamente e formar um conjunto uniforme e homogéneo por volta de 1400, denominadoGótico internacional. A meados do século XV a área de domínio gótica começa a reduzir e está practicamente extinta um século depois quando o Proto-Renascimento lança as primeiras ideias.
Em geral verifica-se que, em termos de permanência temporal, o movimento artístico difere profundamente de local para local, podendo-se, no entanto, definir aproximadamente as diferentes fases que o compoem.
  • Gótico primitivo, ou Proto-gótico
Assumem-se as ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis.
  • Gótico pleno, ou Gótico clássico
Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo